Novas etapas no Peru fortalecem a participação do país andino no Circuito Mundial da ASP


Três estreias estão confirmadas para os meses de junho e julho, sendo uma do ASP World 3-Star e duas pelo ASP South America Pro Junior 2013 decisivas na disputa do título de campeão sul-americano Sub-20 da temporada

Sofia Mulanovich (PER)Kirfa Lens / Properu

Guillermo Satt em Arica no Chile/Rodrigo Farias / Aqua Sagrada
Estão confirmados para os meses de junho e julho no Peru, três novos eventos da Association of Surfing Professionals, entidade máxima que organiza as principais competições de surfe profissional no mundo. O país andino abriu o calendário 2013 do Circuito Mundial Feminino e do Longboard masculino em janeiro, agora em junho realizará uma etapa do ASP 3-Star masculino e em julho duas provas decisivas do ASP South America Pro Junior Series. Este circuito define o campeão sul-americano Sub-20, além dos surfistas que irão representar o continente no Mundial Pro Junior da ASP, fortalecendo a participação do Peru no cenário internacional do esporte.

"Desde 1994, com as provas realizadas em Punta Rocas, uma das ondas mais famosas do mundo, o Peru vem buscando mostrar ao mundo a magia e excelência das ondas do seu litoral e o altíssimo padrão técnico dos seus surfistas, aliados a uma organização impecável, com destaque para o trabalho atual da FEPTA - Federação Peruana de Tabla - e o apoio de órgãos públicos, como o IPD e PromPeru", ressalta Roberto Perdigão, diretor regional da ASP na América do Sul. "Com praias fantásticas para o surfe e ondas de qualidade world class, classificadas entre as melhores do mundo, vai dividindo com o Brasil um papel de liderança continental do esporte, promovendo torneios de grande porte no calendário do circuito mundial profissional da ASP".

O Ilo Moquegua Pro Piedras Negras foi marcado para abrir uma nova "perna" latino-americana no meio do ano, formada por três eventos consecutivos. O do Peru será realizado nos dias 3 a 8 em Moquegua. Depois tem outra prova igualmente com nível 3 estrelas de 750 pontos nos dias 10 a 15, o já tradicional Maui & Sons Arica World Star Tour nas grandes ondas de El Gringo, em Arica, no Chile. E nos dias 17 a 23, o ASP 6-Star de 3.500 pontos, Los Cabos Open of Surf, em San Jose del Cabo, no México. As três competições são válidas para a disputa pelas dez vagas que o ranking mundial unificado indica para completar a elite dos top-34 do ASP World Tour.

PRO JUNIOR - Para a nova geração de surfistas com até 20 anos de idade, as duas novas etapas do Peru serão decisivas para a formação da equipe sul-americana que vai disputar o título mundial Pro Junior de 2013 em Portugal no mês de setembro. O melhor é que os confrontos acontecerão em duas praias classificadas como "world class" pela excelente qualidade das suas ondas. A primeira delas é o Doo Australia Pro Junior em Lobitos, que vai substituir a etapa feminina do ASP 6-Star disputada no ano passado, por uma Sub-20 combinada igualmente com nível máximo 6 estrelas para as meninas e uma 2 estrelas masculina.

Este primeiro desafio acontece nos dias 19 a 21 de julho e na semana seguinte, de 25 a 27, a Playa Elio de Huanchaco, também no litoral norte do Peru, será palco do Huanchaco Pro Junior. Esta praia já é conhecida internacionalmente por sediar o evento mais importante do Longboard mundial, o único com nível máximo 6 estrelas do ASP Longboard Qualifying Series , no mês de janeiro.

Agora é o futuro do esporte que vai ter o privilégio de competir nas ondas de Huanchaco, na etapa nível 4 estrelas masculina e 2 estrelas feminina que fecha a participação expressiva do Peru nos calendários mundiais da ASP em 2013. Serão cinco etapas no total, sendo uma feminina e uma masculina do ASP World Star, uma do Longboard e duas seletivas sul-americanas para a decisão do principal título mundial para os surfistas com até 20 anos de idade.

Segundo o Diretor Regional da ASP South America, o brasileiro Roberto Perdigão, as etapas da ASP são fundamentais para o desenvolvimento e o crescimento da carreira daqueles atletas que desejam alcançar o topo do esporte a nível profissional, além de divulgar o país para todo o mundo, como aconteceu com o Brasil nas últimas décadas. O Perú começou a sediar eventos da ASP em 1994 e dez anos depois a peruana Sofia Mulanovich conquistou o único título mundial da América do Sul no ASP World Championship Tour (WCT), que é a Fórmula 1 do surfe profissional mundial, alavancando a realização de provas femininas no país andino que tem ótimas ondas em todo o seu litoral.

"Somos hoje muito gratos aos promotores de eventos, pessoas credenciadas pela ASP e envolvidas na comercialização e na produção dos grandes eventos do circuito mundial que acontecem atualmente no Peru", enaltece Roberto Perdigão. "O Javier Reáteguy da Entretainment Producciones, o Chalo Espejo do Perú Surf e o Richard Navarrete da Olas Norte, são atualmente, sem sombra de dúvidas, as maiores locomotivas do surfe profissional peruano pelo excelente padrão de organização dos seus eventos. Com isso, atraem a parceria e o patrocínio das mais expressivas empresas da iniciativa privada do Perú, além das maiores marcas do segmento surfe que buscam somar esforços com o objetivo de apoiar os atletas do seu país no ASP World Ranking".

PRÓXIMAS ETAPAS DA ASP SOUTH AMERICA EM 2013:
Mai 20-26 - ASP Prime Coca-Cola Quiksilver Saquarema Pro na Praia de Itaúna, Saquarema (RJ) - BRASIL
Jun 03-08 - ASP 3-Star Ilo Moquegua Pro Piedras Negras em Ilo, Moquegua - PERU
Jun 10-15 - ASP 3-Star Maui & Sons Arica World Star em El Gringo, Arica - CHILE
Jul 12-14 - Pro Junior - Imbituba Pro Junior na Praia da Vila, Imbituba (SC) - BRASIL
Jul 19-21 - Pro Junior - Doo Australia Pro Junior em Lobitos, Piura - PERU
Jul 25-27 - Pro Junior - Huanchaco Pro Junior na Playa Elio, Huanchaco - PERU
Ago 16-18 - Pro Junior - Hurley Pro Junior na Prainha, São Francisco do Sul (SC) - BRASIL
Ago 26-28 - ASP 2-Star Surf Eco Festival na Praia de Jaguaribe, Salvador (BA) - BRASIL
Ago 29-31 - Pro Junior - Surf Eco Festival na Praia de Jaguaribe, Salvador (BA) - BRASIL
Out 29-03 - ASP Prime - Santa Catarina Prime a confirmar na Praia da Vila, Imbituba (SC) - BRASIL

João Carvalho - Assessoria de Imprensa da ASP South America - joao@aspsouthamerica.com.br